Excesso de peso ou falta de apetite
Um dos problemas mais frequentes que podemos encontrar num cão sénior é o excesso de peso. A diminuição da atividade, que ocorre frequentemente nestas idades, leva ao aumento do peso do animal.
Porém, noutros casos o contrário pode acontecer, não só devido à falta de apetite, mas também porque com a idade perdem o paladar e o olfato ou aparecem outros problemas de saúde (doenças endócrinas, dentárias, renais, etc.).
Portanto, nestes casos será necessário oferecer alimentos muito saborosos e fáceis de consumir para estimular o apetite. Existem croquetes especialmente concebidos para cães com problemas dentários, especialmente adaptados para esta fase.
Os problemas de saúde influenciarão diretamente no tipo de dieta que deverá ser oferecida ao animal de estimação, sendo necessário que o veterinário elabore um plano alimentar adequado ao seu estado.
Quais são as mudanças nos requistos nutricionais em cães séniores?
Em termos gerais, podem ser consideradas as seguintes alterações nas necessidades nutricionais:
- A ingestão energética deve ser controlada devido à redução da taxa metabólica e da atividade, vigiando os níveis de gordura, enquanto os níveis adequados de proteínas de alta qualidade devem ser mantidos para retardar a perda de massa muscular.
- Os níveis de fibra podem ajudar-nos a controlar o trânsito intestinal e o peso.
- As vitaminas são essenciais nesta fase, pois cumprem diversas funções:
- As vitaminas A e E protegem a pele e as mucosas e ajudam a prevenir o desenvolvimento de tumores.
- A vitamina E atua como antioxidante e ajuda a retardar o declínio cognitivo.
- Vitaminas solúveis em água, complexo B e biotina melhoram a saúde da pele e do cabelo.
CONSELHOS CANUN®
Nestes animais é importante controlar a ingestão de alimentos e água. Por isso, normalmente é aconselhável oferecer alimentos racionados em vez de disponíveis à descrição, principalmente em casos de excesso de peso.